domingo, 26 de fevereiro de 2012
Convergência de "mega-tendência" unirá refrigerantes a lácteos em 2012
Em um novo relatório chamado: "Best of Times, Worst of Times: Global Beverage Outlook 2012", em que o banco faz uma previsão para o mercado global de bebidas em 2012, os autores escreveram: "A demanda mundial por bebidas de proteínas, prebióticos e outras bebidas funcionais levou a uma explosão nas criações de novos produtos. A convergência entre os setores de refrigerantes e bebidas lácteas continua atraindo companhias globais de bebidas, como Coca-Cola, PepsiCo, Suntory e Danone".
Os analistas notaram que, em 2010/11, a PepsiCo adquiriu a maior companhia de sucos da Rússia, Lebedyansky, e a principal companhia do setor de lácteos russo, Wimm-Bill-Dann, e também entrou em uma joint venture com a Almarai Dairy, da Arábia Saudita. Além disso, a PepsiCo comprou a Beyti (uma companhia do setor de sucos e lácteos do Egito) e assinou outra joint venture com a companhia alemã de lácteos, Müller, para explorar o mercado dos Estados Unidos.
"A meta anunciada pela Coca-Cola de dobrar suas receitas até 2020 fornece mais um impulso para também explorar novos segmentos, como bebidas quentes, bebidas lácteas e bebidas baseadas em soja", escreveu o Rabobank. "Considerando o tamanho e o alcance dessas novas iniciativas, provavelmente veremos uma maior convergência de refrigerantes e bebidas lácteas em todo o mundo em 2012".
As previsões do Rabobank batem com os recentes comentários feitos pelo gerente geral de nutrição global da PepsiCo, Sam Lteif, durante o fórum anual da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA) no mês passado (leia matéria relacionada: PepsiCo espera crescimento em lácteos ). Lteif disse que os lácteos têm um "potencial tremendo" dentro da estratégia global de crescimento da PepsiCo e se adéquam às necessidades nutricionais de todos os grupos de consumidores.
Em seu relatório, os analistas do Rabobank citaram a "convergência de segmentos" como uma "mega-tendência" importante em todos os segmentos, não se limitando à tendência dos fabricantes de refrigerantes estarem migrando para o setor de bebidas lácteas. "Na China, a convergência entre refrigerantes e bebidas lácteas está bem avançada. Por exemplo, isso já ajudou a Super Milky Pulpy Juice a se tornar a última marca da Coke de US$ 1 bilhão".
Em todos os lugares, os "sucos de fruta" e "néctares" estão entre as categorias de mais rápido crescimento dentro do segmento sucos de frutas, disse o Rabobank, prevendo um aumento no consumo global de 3,5 bilhões de litros em 2012, para 70 bilhões de litros nesse ano, com China, Rússia e Índia impulsionando o crescimento.
Os consumidores também estão demandando sabores mais exóticos de frutas, disse o Rabobank, enquanto outras inovações combinam sucos com outras categorias de bebidas, em mais um sinal de tendência de convergência. O smoothies é outro bom exemplo, os benefícios dessa categoria combinam as diferentes tendências dos consumidores em uma só bebida. Outros formatos emergentes incluem sucos de frutas misturados com refrigerantes e sucos de frutas com bebidas esportivas e energéticas, disseram os analistas.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma pena o governo brasileiro não dar a devida importância para o setor Lácteo e de frutas, principalmente, as tropicais.
ResponderExcluirConcordo, Mestre!
ResponderExcluir