sexta-feira, 29 de julho de 2011

Resultados de pesquisas com o sêmen sexado divulgados pela SBTE

Resultados de pesquisas com o sêmen sexado divulgados pela SBTE
A Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne profissionais graduados ligados a biotécnicas reprodutivas, principalmente a produção e manipulação de embriões. Esta Sociedade promove anualmente uma reunião de especialistas nacionais e internacionais, onde são apresentados os principais avanços nas áreas da embriologia experimental e aplicada.
Este ano a XIX Reunião Anual da SBTE teve como sede a cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Entre os temas discutidos está a utilização do sêmen sexado em programas de Fecundação in vitro (FIV). A seguir você poderá ler os resumos dos trabalhos apresentados, com as conclusões dos pesquisadores.


Macho ou Fêmea: as vantagens do sêmen sexado
Entenda como funciona a técnica que permite ao criador escolher o sexo da cria antes de aplicar a inseminação artificial, TE ou FIV.
O pecuarista brasileiro já conta com uma nova tecnologia que possibilita melhorar a rentabilidade na produção de carne e leite: a sexagem de sêmen. Através dessa técnica é possível escolher o sexo do bezerro antes mesmo da gestação ou da produção do embrião por qualquer técnica de reprodução. A grande vantagem está na possibilidade de “planejar” os nascimentos de machos e fêmeas de acordo com as necessidades do rebanho e do mercado. Na pecuária de corte é possível produzir, por exemplo, touros de animais de maior mérito para determinadas características como crescimento e conversão de alimentos. Em rebanhos de leite é intensificada a melhora genética sobre as fêmeas, programando a quantidade anual de novilhas de reposição. O gerente da Central ABS em Uberaba, Dr. Fernando Vilella, aponta os principais benefícios da técnica. “Ganhos genéticos, redução de tempo de seleção e direcionamento nos testes de progênie”, resume.


Como funciona
A sexagem de sêmen, ou separação de células por citometria de fluxo, foi trazida ao país pioneiramente pela ABS Pecplan em parceria com o Goyaike, laboratório argentino de biotecnologias que tem 15 anos de pesquisas em reprodução animal. O equipamento que possibilita a separação dos espermatozóides que darão origem a bezerros machos ou fêmeas é o único em toda América Latina capaz de analisar de três a quatro mil espermatozóides por segundo, sem danificar a estrutura celular. Todas as partidas produzidas são avaliadas e, de acordo com a empresa, somente são liberadas aquelas com padrões mínimos de qualidade e segurança, ou seja, padrões que garantam a fertilidade do sêmen. Em relação à confiabilidade para a escolha do sexo, a garantia é de um valor mínimo de 85% de pureza. André Galassi, gerente da Goyaike Brasil, explica a importância desse novo método de concepção e como ele pode dar ainda maior impulso ao setor pecuário do país. “O produtor que utilizar esse mecanismo terá em mãos um potencial gigantesco para incrementar seu empreendimento”, comenta. Alexandre Lima, gerente Comercial da ABS Pecplan, pondera que o custo desse empreendimento deve ser pensado como uma forma de investimento. “Estamos dando ao criador justamente o que ele precisava para se programar melhor. Antes era muito difícil gerenciar as possibilidades que teria no mercado, uma vez que ainda não tinha como interferir de forma eficiente na porcentagem de machos e fêmeas que nasceriam em seu rebanho”, conclui.


Outros resultados:

Inseminação Artificial em 427 novilhas
• 1 dose apenas - IATF
• 241 I.A. com sêmen sexado
• 186 I.A. com sêmen convencional
• Índices de prenhez ( 51,4% e 58,6% )
• 92.4% acurácia na determinação do sexo

FIV
Total de oócitos Clivados % clivados Embriões produzidos % embriões
Total 3418 1770 51,78 808 23,64
Média da melhor central 1357 745 54,90 435 32,06
Melhor resultado 11 8 72,73 8 72,73

Fatores que afetam a fertilidade do sêmen
Manuseio incorreto
Stress nas vacas - temperatura, alimentação, dor, etc.
Descongelamento incorreto
Técnica correta de inseminação
Higiene / Instalações
Mineralização, vermifugação e vacinação
Problema clínico - Surto IBR
Falta nitrogênio
Problemas ginecológicos
Uso de hormônios
Erro na detecção do cio
Horário de inseminação
Falta assistência técnica

Variáveis que afetam TE / FIV
Luminosidade, seca, calor, umidade, parasitos
Nutrição
Hormônios e onda ovulatória
Detecção de cio e horário inseminação artificial
Qualidade do sêmen
Número de doses utilizadas
Estresse das doadoras
Descongelamento incorreto do sêmen
Problemas na centrifugação do sêmen
Problemas nas coletas
Resposta diferente de doadoras
Problemas clínicos, reprodutivos e sanitários
Manejo incorreto do rebanho (vacinações e vermifugações)
Contaminação de materiais e meios de cultivo
Problemas com receptoras
Inflamação dos ovários
Transporte e contaminação dos oócitos

Fonte: Site ABS Pecplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário