quarta-feira, 23 de março de 2011

Certificação e sustentabilidade

Como a certificação afeta seu negócio?


A certificação é um mecanismo que tem por objetivo identificar determinada qualidade do produto ou do processo de produção e enviar ao consumidor, uma mensagem sobre sua qualidade e/ou características.

Esta mensagem deve ser atestada por um organismo independente, denominado certificador. Ele é o responsável por verificar a qualidade ou característica declarada pelo produtor.

Sim, certificar faz a diferença. Esta é a resposta à síntese do estudo que avaliou três casos de certificação socioambiental: dois relacionados à certificação florestal FSC (florestas plantadas no sul do Brasil e comunidades extrativistas no Acre) e um de certificação agrícola da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) em empreendimentos cafeeiros no Cerrado e sul de Minas Gerais. A análise cobriu diversas regiões do Brasil (SC e RS; Acre; Cerrado e sul de Minas) e ambientes de certificação distintos (comunitário, empresas florestais, fazendas).

Quando um consumidor opta por um produto certificado, ele entende que aquele produto é diferente do nãocertificado por ter a garantia de ser socialmente mais justo, causar menor impacto ambiental, além de ser mais saudável. Caso contrário, não haveria necessidade do selo diferenciador.

A certificadora, no entanto, não avalia essa diferença porque isso não é da natureza do seu trabalho. Ela apenas verifica se o processo de produção está em conformidade com as normas. O cumprimento das normas produz efeitos variados de diferençiação entre certificados e não-certificados.

Devido à mudança de comportamento no mercado consumidor de café, com respeito à qualidade e à origem do café, o cenário da cafeicultura passou e está passando por uma grande transformação que começou por volta de quinze anos. Houve uma verdadeira revolução no campo, onde os produtores passaram a se preocupar em serem mais produtivos, buscando tecnologias que os ajudassem a aumentar a produtividade e, consequentemente, diminuísse seu custo de produção. Só que o mercado passou a exigir mais do produtor, buscando cada vez mais cafés de qualidade. Por isso não bastava mais ser eficiente na produção, era preciso investir e a aprender a fazer qualidade para ser competitivo e poder manter-se na atividade.

Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, leis que controlam a entrada do café nos países consumidores, principalmente no que diz respeito ao seu modo de produção: - agrotóxicos utilizados, boas práticas agrícolas e ambientais, respeito às leis trabalhistas, entre outras -, levaram os cafeicultores à utilização de um novo conceito de produção, visando cada vez mais à qualidade de seu produto. Com esse novo panorama criou-se então um novo grupo de cafés: os "Cafés Especiais", onde todos os processos de produção são rigorosamente controlados, desde a lavoura até a xícara do consumidor.

Em muitos casos, a certificação da RAS - Rede de Agricultura Sustentável-, que estampa em seus produtos certificados o Selo Rainforest Alliance certified, serve como ferramenta para dar ao mercado as garantias de que os recursos naturais estão sendo utilizados de maneira sustentável e os trabalhadores rurais estão tendo seus direitos respeitados. Com isso, cada vez mais, o mercado associa a qualidade com certificação.


Esse e outros temas relacionados à certificação e sustentabilidade serão abordados no Curso Online Rainforest Alliance Certified: a certificação como ferramenta de gestão e oportunidades de mercado que terá início no dia 29 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário